Autenticação de Dois Fatores, o que é e quando usar.

Com a nova atualização do nosso plugin de segurança, a opção de Two-factor Authentication (Autenticação em dois Fatores em tradução livre), tem se colocado como uma opção primordial de segurança no WordPress. Apesar de ser um item opcional nós indicamos a todos os nossos cliente que utilizem essa ferramenta disponibilizada para que o acesso do seu usuário no site seja mais seguro do que já é hoje. Neste post gostaríamos de explicar um pouco mais o que é aTwo-factor Authentication

O que é autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores é um recurso oferecido por vários prestadores de serviços online que acrescentam uma camada adicional de segurança para o processo de login da conta, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação. A primeira forma – em geral – é a sua senha. O segundo fator pode ser qualquer coisa, dependendo do serviço. O mais comum dos casos, é um SMS ou um código que é enviado para um e-mail. A teoria geral por trás de dois fatores é que para efetuar login, você deve saber e possuir algo a mais. Assim, por exemplo, para acessar a rede privada virtual da sua empresa, você pode precisar de uma senha e de uma memória USB.

A autenticação de dois fatores não é um método infalível, é uma excelente barreira para previnir a intromissão indesejada nas suas contas online. É de conhecimento público que as senhas é uma faca de foi de gumes: as mais fracas são fáceis de lembrar, mas são muito fácil de serem adivinhadas. E as fortem podem ser dificeis de adivinhar, mas também são dificéis de lembrar. Devido a isso, as pessoas que já são ruins na criação de senhas, utilizam a mesma para todas as suas contas. Nesse sentido, a autenticação de dois fatores, pelo menos, faz com que seja um cibercriminoso não só tenha que descobrir sua senha, como também acessar o segundo fator, muito mais difícil de conseguir e, que implicaria roubar um telefone celular ou  assim comprometer uma conta de email.

Se o sistema de autenticação de dois fatores é seguro, então, até o momento, essa é a melhor proteção que você pode ter. Existe um segundo benefício para sistemas de autenticação de dois fatores, que permite que você saiba quando alguém adivinhou sua senha. Como eu disse,se você receber um código de autenticação de dois fatores no seu dispositivo móvel ou em sua conta de e-mail e você não estava tentando entrar na conta associada a ele, isso é um bom sinal de que alguém adivinhou sua senha e está tentando roubar sua conta. Se isso acontecer, você deve mudar sua senha imediatamente.

Como habilitar a  autenticação de dois fatores?

No vídeo a seguir demonstraremos como você pode habilitar a autenticação de dois fatores. 

Você ainda tem a opção de não configurar a autenticação de dois fatores, nesse caso apenas clique no skip na primeira tela.

Duvidas, sugestões ou reclamações, entre em contato conosco, nossa equipe está sempre pronta a atender.

 

Anterior

Próximo

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.