O WordPress 6.9 Beta 1 está pronto para download e testes!
Esta versão beta destina-se apenas a testes e desenvolvimento. Não instale, execute ou teste esta versão do WordPress em sites de produção. Em vez disso, use um ambiente de teste ou um site local para explorar os novos recursos.
Como testar o WordPress 6.9 Beta 1
Você pode testar o WordPress 6.9 Beta 1 de qualquer uma das seguintes maneiras:
| Plugin de teste beta do WordPress | Instale e ative o plugin WordPress Beta Tester em uma instalação do WordPress. Selecione o canal ” Bleeding Edge ” e o fluxo “Beta/ RC Only”. |
| Download direto | Baixe a versão Beta 1 (zip) e instale-a em um site WordPress. |
| Linha de comando ( WP-CLI ) | Use este comando WP-CLI: wp core update --version=6.9-beta1 |
| Playground do WordPress | Use uma instância do WordPress Playground 6.9 Beta 1 para testar o software diretamente no seu navegador. Não é necessária nenhuma configuração — basta clicar e pronto! |
A data de lançamento final prevista para o WordPress 6.9 é 2 de dezembro de 2025. O cronograma completo de lançamento pode ser encontrado aqui . Sua ajuda nos testes das versões Beta e RC é vital para tornar esta versão o mais estável e poderosa possível. Agradecemos a todos que contribuíram com os testes!
Qual a importância dos seus testes?
Testar problemas é uma parte essencial do desenvolvimento de qualquer software e uma maneira significativa de qualquer pessoa contribuir, independentemente de ter ou não experiência. Os detalhes sobre o que testar no WordPress 6.9 estão aqui .
Se você encontrar algum problema, compartilhe-o na área Alfa/Beta dos fóruns de suporte em inglês. Se você se sentir confortável em enviar um relatório de bug reproduzível , pode fazê-lo através do WordPress Trac . Você também pode comparar seu problema com esta lista de bugs conhecidos .
Curioso sobre testes de versões em geral e como começar? Acompanhe as iniciativas de testes no Make Core e participe canal #core-test no Slack da comunidade WordPress mundial.
O WordPress 6.9 incluirá muitos novos recursos que antes estavam disponíveis apenas no plugin Gutenberg . Saiba mais sobre as atualizações do Gutenberg desde o WordPress 6.8 nas postagens “Novidades no Gutenberg” para as versões 20.4 e 20.5 , 20.6 e 20.7 , 20.8 e 20.9 , 21 , 21.1 , 21.2 , 21.3 , 21.4 , 21.5 , 21.6 , 21.7 , 21.8 e 21.9.
O que há de novo no WordPress 6.9?
Esta versão traz grandes avanços em edição, colaboração e recursos para desenvolvedores.
Editor do site
- Gerenciamento de modelos expandido: crie vários modelos por slugs, rascunhe antes de publicar, ative ou desative modelos conforme necessário e mantenha modelos personalizados ao alternar temas.
Recursos de criação e editor de conteúdo
- Notas: Agora é possível anexar notas a blocos individuais. Isso permite colaboração assíncrona e fluxos de trabalho editoriais mais eficientes. Anteriormente, isso era conhecido como “Comentários em Bloco “.
- Ocultar blocos no frontend: você pode ocultar blocos do frontend e deixá-los editáveis no backend, oferecendo suporte a preparação, explorações de design alternativas e fluxos de trabalho não destrutivos.
- Novos blocos: Acordeão, Consulta de Termos, Bloco de Matemática e Tempo de Leitura. A opção de formatação “Ajustar ao texto” agora está disponível para blocos de parágrafo e título, proporcionando mais flexibilidade para a criação de sites.
- Experiência de arrastar e soltar blocos: em vez de arrastar uma cópia, os usuários agora movem o próprio bloco dentro do editor enquanto reorganizam o conteúdo. O resultado é uma experiência de edição visualmente aprimorada e acessível para todos os usuários.
Paleta de Comandos
- A Paleta de Comandos (pressione Ctrl+K ou Command+K em qualquer lugar do painel para usar a paleta de comandos) está disponível tanto no Editor quanto no Painel, tornando a navegação e as ações mais rápidas e fáceis. Basta digitar a Paleta de Comandos para pesquisar, pular para telas específicas ou acionar ações diretamente. Isso também prepara o terreno para futuras integrações com a nova API de Habilidades .
Atualizações de API e desenvolvedores
- Nova API de Habilidades : um registro unificado de recursos do WordPress que podem ser chamados, com entradas e saídas definidas, criado para integrações de IA e automação de desenvolvedores.
- Melhorias na API de interatividade: um novo algoritmo potencializa a navegação do lado do cliente, permitindo que os desenvolvedores criem novas experiências de usuário que não eram possíveis antes e serão incluídas em versões futuras do WordPress, como pesquisa instantânea ou envios de comentários do lado do cliente.
- Componentes DataViews e DataForm: A versão introduz suporte para mais tipos de campos e novos layouts. O DataViews agora oferece rolagem infinita para grandes conjuntos de dados e permite filtros bloqueados e seleção múltipla aprimorada por meio do novo DataViewsPicker.
- API HTML : essas atualizações tornam a análise, a transformação e a validação de HTML mais seguras e eficientes em blocos, editores de sites e plugins personalizados, aumentando a precisão da manipulação programática de HTML.
- API de vinculação de bloco: o bloco de data oferece suporte a vinculações de bloco, o bloco de imagem permite vincular a legenda, uma interface de usuário aprimorada e extensível que permite fontes personalizadas no editor de vinculações.
Desempenho
- Foi introduzido o “ buffer de saída de aprimoramento de modelo ” para desbloquear novas oportunidades de otimização.
- Estilos de bloco carregados sob demanda em temas clássicos para reduzir o CSS geral usado.
- Suporte para
fetchpriorityscripts e módulos de script. - Suporte para impressão de módulos de script no rodapé.
- Aumento do embutimento de folhas de estilo para reduzir o bloqueio de renderização.
- Minificação de folhas de estilo em temas de blocos principais .
- Scripts e estilos para blocos ocultos omitidos por padrão.
- Script de detecção de emojis convertido em um módulo de script e movido para o rodapé.
- Otimizações de consultas de banco de dados e cache.
- O Cron foi gerado no desligamento em vez do init para reduzir o impacto no TTFB.
- Melhorias no cache de feeds RSS .
- Otimizações de processamento UTF-8.
Notas adicionais
- Nenhum novo tema padrão na versão 6.9: Não há nenhum tema incluído na versão 6.9; o foco está em melhorar a experiência do editor, o suporte à API e o desempenho.
- Plugins de visualização antecipada: o Adaptador MCP (MCP Adapter) e o PHP AI Client estão sendo lançados como pacotes e plugins canônicos junto com a versão 6.9, mas não fazem parte do Core.
- O Adaptador MCP transforma as habilidades do WordPress em ferramentas MCP que podem ser usadas por agentes de IA.
- O PHP AI Client permite que o WordPress se conecte ao LLMS para criação de conteúdo com tecnologia de IA.
Parabéns a @amykamala @ jeffpaul @ krupajnanda @ bph @ psykro , @ wildworks , @ joedolson , @ westonruter , @ luisherranz e @ priethor por revisarem e colaborarem na versão original desta postagem!
Fonte: Wordpress Brasil