O WordPress 6.5 Beta 1 já está disponível para testes.
Esta versão do WordPress está em desenvolvimento. Não é recomendável executar esta versão em um site de produção. Ao invés disso, é recomendável que você a use em um site de teste. Isso permitirá que você teste a nova versão antes do lançamento oficial.
Você pode testar o WordPress 6.5 Beta 1 de quatro maneiras:
Plugin | Instale e ative o plugin WordPress Beta Tester em uma instalação do WordPress. (Selecione o canal “Bleeding edge” e o fluxo “Beta/RC Only”). |
---|---|
Baixar diretamente | Baixe a versão Beta 1 (zip) e instale-a em um site WordPress. |
Linha de comando | Use o seguinte comando WP-CLI:wp core update --version=6.5-beta1 |
WordPress Playground | Use a instância 6.5 Beta 1 do WordPress Playground para testar o software diretamente no seu navegador, sem a necessidade de um site ou configuração separada. |
A meta atual para o lançamento da versão final do WordPress 6.5 é 26 de março de 2024. Sua ajuda nos testes da versão é vital para garantir que tudo nesta versão seja o melhor possível.
Obtenha uma visão geral do ciclo de lançamento da versão 6.5 e acompanhe o blog Make WordPress Core para posts relacionados a versão 6.5 nas próximas semanas para mais detalhes.
Como ajudar a testar esta versão
Testar problemas é uma parte crítica do desenvolvimento de qualquer software, e é uma maneira significativa para qualquer pessoa contribuir – quer você tenha experiência ou não.
Se você acha que encontrou um erro, informe-o na área Alfa / Beta nos fóruns de suporte. Se você se sentir confortável em escrever um relatório de erros reproduzível, registre um no WordPress Trac. É aqui também que você pode encontrar uma lista de erros conhecidos.
O WordPress 6.5 incluirá muitos novos recursos anteriormente disponíveis apenas através do plugin Gutenberg. Saiba mais sobre as atualizações do Gutenberg desde o WordPress 6.4, conferindo os artigos das Novidades do Gutenberg para as versões 16.8, 16.9, 17.0, 17.1, 17.2, 17.3, 17.4, 17.5, 17.6 e 17.7.
O WordPress 6.5 Beta 1 contém aproximadamente 681 melhorias e 488 correções de erros para o editor, incluindo cerca de 229 tíquetes para o núcleo do WordPress 6.5.
A recompensa de vulnerabilidade dobra durante as versões Beta e RC
Entre a versão Beta 1 e o Release Candidate final (RC) para cada nova versão do WordPress, a recompensa monetária por relatar novas vulnerabilidades de segurança não lançadas é dobrada. Siga as práticas de divulgação responsável, conforme detalhado nas práticas e políticas de segurança do projeto descritas na página do HackerOne e no white paper de segurança.
Descubra o que está a caminho no WordPress 6.5
O primeiro grande lançamento deste ano adicionará finesse e ajustes para como você controla sua experiência de criação de sites, com muito a explorar especificamente para desenvolvedores. Você encontrará mais maneiras de gerenciar suas fontes e estilos, atualizações notáveis para padrões sincronizados, uma coleção de atualizações do editor de site e atualizações de desempenho para ajudar a fazer as coisas juntamente com novas maneiras de aproveitar as ferramentas de design em temas clássicos.
O WordPress 6.5 incluirá APIs fundamentais inovadoras que começarão a transformar a forma como você usa blocos para criar experiências memoráveis. Esta versão convida você a navegar pelas bibliotecas em estágio inicial, descobrir como você gostaria de vê-los evoluir e ter um impacto em suas futuras melhorias e capacidades.
Ainda com curiosidade? Continue lendo para alguns destaques.
Conheça a biblioteca de fontes
Inicialmente previsto para lançamento no WordPress 6.4, a biblioteca de fontes é uma daquelas grandes coisas que vale a pena esperar. Ela oferece novos recursos para gerenciar eficientemente uma peça vital do design do seu site, a tipografia, sem etapas adicionais ou de codificação.
Com a biblioteca de fontes, você pode lidar com fontes em todo o site, independentemente do seu tema ativo, como a forma como gerencia ativos na biblioteca de mídia. Você pode instalar fontes locais ou do Google Fonts, e é facilmente extensível, com a capacidade de adicionar suas próprias coleções de tipografia personalizadas.
Padrões sincronizados recebem uma atualização
Padrões sincronizados trazem eficiência para o processo de design, permitindo que você faça alterações globais em layouts específicos com o mínimo de esforço. No entanto, muitas vezes é necessário fazer alterações contextuais quando se trata de conteúdo.
O WordPress 6.5 introduz novos aprimoramentos em padrões sincronizados que permitem substituir o conteúdo em cada instância específica. Você pode escolher qual conteúdo pode ser atualizado em um padrão sincronizado, mantendo o design e o layout que você já criou. Use-o para peças modeladas como receitas, depoimentos ou estudos de caso que usam elementos recorrentes para enquadrar conteúdo exclusivo.
Este grande lançamento apresentará substituições para os blocos de parágrafo, imagem, cabeçalho e botão, com suporte para mais blocos por vir à medida que o trabalho em padrões sincronizados continua.
Conectando blocos e campos personalizados ou outro conteúdo dinâmico
O WordPress 6.5 finalmente possibilitará conectar os principais atributos de bloco a campos personalizados. Esse recurso permite que você use o valor de um campo personalizado sem criar blocos personalizados. Por exemplo, uma publicação digital pode usar campos personalizados com blocos de parágrafo e imagem. Ele poderia extrair informações de seus perfis de editores e colaboradores individuais para exibir dinamicamente em sua página de equipe, como cargos e nomes.
A API de vinculação de blocos alimenta essa funcionalidade e foi projetada para ser extensível o suficiente para que os desenvolvedores conectem blocos a qualquer conteúdo dinâmico, não apenas campos personalizados. Se seus dados são armazenados em outro lugar, você pode facilmente apontar blocos para essa nova fonte com apenas algumas linhas de código.
Este é o primeiro passo de um projeto maior para simplificar a forma como os campos personalizados e outros conteúdos dinâmicos são gerenciados.
A API de Interatividade foi adicionada no núcleo
O que começou como apenas uma ideia no WordPress 6.4 com o recurso de lightbox para imagens, está oficialmente entrando no núcleo. A API de Interatividade é uma nova estrutura que oferece aos desenvolvedores um método padronizado para trazer experiências interativas para os blocos. Ele visa simplificar o processo, com menos dependências de ferramentas externas, mantendo o desempenho ideal.
As interações criam experiências envolventes, seja mostrando novos comentários ou buscando resultados de pesquisa sem recarregar uma página, permitindo que os visitantes interajam com o conteúdo em tempo real ou incorporando efeitos como contagens regressistas e animações de transição que surpreendem e encantam. Confira este site de demonstração para ter um gostinho do que esse recurso pode fazer.
A versão 6.5 é apenas o começo, trazendo essa experiência de criação para o núcleo. Descubra como você pode acompanhar o trabalho ou dar uma mão testando mais recursos.
Obtenha mais de suas revisões
As revisões são os marcadores do progresso. Para projetos criativos, eles também são um retorno bem-vindo quando você está trabalhando através de um novo design ou conceito. Esta versão traz mais detalhes para o seu histórico de revisão de estilo no editor de sites.
As revisões de estilo na versão 6.5 apresentam uma imagem mais detalhada do seu trabalho, com atualizações de design, como marcadores de data e prazos, resumos rápidos que descrevem mudanças e a capacidade de ver uma lista completa de revisões feitas, não apenas as 100 anteriores. Exibe também as revisões do livro de estilos, para ver as alterações que não são refletidas no modelo em que você está trabalhando. As revisões de estilo também estão recentemente disponíveis para modelos e partes de modelo, oferecendo uma visão mais ampla das alterações do seu site.
Espere ver mais trabalho acontecendo para expandir e melhorar as revisões em toda a experiência do WordPress. É uma parte fundamental da edição colaborativa e do foco de fluxo de trabalho da fase 3 do projeto Gutenberg.
Temas clássicos podem optar por ferramentas de aparência
Como a experiência de design em temas de blocos evolui e melhora, muitas dessas atualizações também estão disponíveis para temas clássicos. Os autores do tema podem optar por adicionar suporte para ferramentas de aparência a qualquer tema clássico, mesmo sem o uso do theme.json. Designers e criadores de sites que usam temas clássicos terão acesso a um conjunto variado de opções de design, desde espaçamento e controles de espaçamento até tipografia e opções de cores.
Mudar de tema pode parecer um grande esforço, e para as pessoas que não estão prontas para entrar na flexibilidade dos temas do bloco, esses caminhos podem ajudar a aliviar essa tensão. Uma vez que um tema clássico recebe suporte inicial para ferramentas de aparência, mais opções de design serão adicionadas automaticamente à medida que estiverem disponíveis.
Mais ferramentas de design estão a caminho
Cada versão do WordPress traz mais reflexão e atenção à maneira como você pode criar com o editor de sites. As últimas melhorias na experiência de design ajudam a dar vida à sua visão criativa:
- Imagens de plano de fundo para blocos de grupo recebem suporte a tamanho e repetição, permitindo que você jogue com maneiras sutis ou marcantes para adicionar mais interesse visual aos seus layouts.
- O suporte à proporção de aspecto para o bloco de cobertura oferece mais controle sobre a forma e o tamanho das imagens do bloco de cobertura.
- Suporte de sombra adicionado a mais blocos para ajudar a criar layouts com profundidade visual ou adicionar um pouco de personalidade ao seu design.
Atualizações do Site Editor para agilizar seu fluxo de trabalho
Traga facilidade e simplicidade para o processo de construção do seu site com os mais recentes avanços para os recursos do editor de sites, desde melhorias importantes na interface até as ferramentas atualizadas.
Indo além dos blocos de grupo, agora você pode renomear todos os blocos no modo de exibição de lista. Você também pode renomear ou duplicar padrões individuais para ajudar a mantê-los organizados. Outras melhorias notáveis da interface do usuário adicionam acesso às configurações de bloco com um rápido clique com o botão direito do mouse na exibição de lista, ajuste de preferências com as configurações consolidadas no painel de preferências do editor e a capacidade de usar a barra de ferramentas de bloco no modo de download quando você estiver no modo sem distrações.
Você também notará uma experiência de construção de links mais limpa e unificada que melhora os controles de links, facilitando a criação e o gerenciamento de links em vários blocos.
Esta versão apresenta melhorias no arrastar e soltar para tornar sua experiência de edição mais intuitiva. Você notará ajustes visuais úteis, como itens deslocados no visualização de lista quando você os arrastar para reorganizar. Você também descobrirá que pode arrastar e soltar para qualquer lugar que você gostaria no editor, desde o início até o fim do espaço de trabalho.
Novas visualizações de dados no editor de sites
Cada parte do seu site vem com uma biblioteca de informações e dados. Organizá-lo, encontrar o que você precisa e fazer alterações deve ser tão fácil quanto a experiência de edição do site.
O WordPress 6.5 inclui visualizações de dados para páginas, modelos, padrões e em partes de modelos. Você pode visualizar dados em uma tabela ou exibição de grade, com uma nova interface do usuário para alternar campos e fazer alterações em massa. É uma experiência refrescante e rica em recursos que lidera o caminho para o próximo projeto de redesenho da administração no roteiro do WordPress.
Melhorias de experiência na dependência de plugins
O WordPress 6.5 melhora a forma como os usuários gerenciam plugins que exigem outros plugins. Os autores dos plugins podem fornecer um novo cabeçalho chamado Requires Plugins
com uma lista separada por vírgulas de plugins necessários do repositório WordPress.org, que apresentará aos usuários os links para instalar e ativar esses plugins primeiro.
Os plugins necessários devem permanecer ativos e instalados enquanto os plugins que os exigem estiverem ativos e instalados. Se quaisquer plugins necessários se tornarem inativo ou desinstalado, os plugins que os exigem serão desativados automaticamente.
Grandes ganhos de desempenho em toda a experiência de edição e muito mais
O WordPress 6.5 contém mais de 110 atualizações relacionadas ao desempenho, incluindo um aumento impressionante na velocidade e na eficiência em todo o editor de posts e no editor de sites. O carregamento é mais de duas vezes mais rápido do que em a versão 6.4, com a velocidade de processamento de entrada aumentando para quase quatro vezes mais rápido do que a versão anterior. Você também vai encontrar-se navegando através do editor de site seis vezes mais rápido do que antes.
O tempo de carregamento para sites traduzidos recebe um impulso devido à fusão da performance de traduções para o núcleo. Isso melhora muito o tempo de carregamento dos sites traduzidos em toda a linha, carregando vários idiomas simultaneamente, tornando a alteração entre eles uma experiência mais rápida e agradável.
Destaques de acessibilidade
Garantir que o WordPress permaneça altamente acessível é crucial para o seu sucesso e cumprir a missão de democratizar a publicação. Com isso em mente, a versão 6.5 enviará mais de 65 atualizações para melhorar a acessibilidade em toda a plataforma. Essas atualizações incluem correções para configurações de contraste, foco de cursor, submenus, posicionamento de elementos e muito mais. Para mais informações sobre tíquetes específicos e melhorias, visite o Trac do WordPress e o GitHub do Gutenberg.
Note que os recursos destacados neste post estão sujeitos a alterações antes do lançamento final.
Agradecemos aos seguintes colaboradores por colaborarem neste post: @dansoschin, @rajinsharwar, @webcommsat, @courane01, @hellosatya, @bph, @greenshady, @richtabor, @priethor, @annezazu, @joedolson, @santosguillamot, @cwhitmore, @costdev, @ehtis, @huzaifaalmesbah, @audrasjb, @get_dave e @ellatrix.
Fonte: Wordpress Brasil