WordPress 6.4 Beta 1

O WordPress 6.4 Beta 1 já está disponível para testes.

Esta versão do WordPress está em desenvolvimento. Não é recomendável executar esta versão em um site de produção. Ao invés disso, é recomendável que você a use em um site de teste. Isso permitirá que você teste a nova versão antes do lançamento oficial.

Você pode testar o WordPress 6.4 Beta 1 de três maneiras:

Opção 1: Instalar e ativar o plugin WordPress Beta Tester (selecione a opção “Bleeding edge” e “Beta/RC Only”).

Opção 2: Baixar direto a versão Beta 1 aqui (zip).

Opção 3: Usar o WP-CLI para testar:

wp core update --version=6.4-beta1

A meta atual para o lançamento da versão final é 7 de novembro de 2023. Sua ajuda nos testes da versão é vital para garantir que tudo nesta versão seja o melhor possível.

A versão 6.4 do WordPress é trazida a você por uma equipe de gêneros sub-representados para aumentar a participação e a parceria com aqueles que se identificam como gêneros sub-representados no projeto de código aberto WordPress.

Obtenha uma visão geral do ciclo de lançamento do WordPress 6.4 e confira o blog Make WordPress Core para posts relacionadas a versão 6.4 nas próximas semanas para obter mais detalhes.

Como você pode ajudar – Testando!

O teste de erros é uma parte crítica do aperfeiçoamento da versão no estágio beta. Também é uma ótima maneira de contribuir. Se você nunca testou uma versão beta antes, este guia detalhado ajudará a orientá-lo sobre o que e como testar.

Se você acha que encontrou um erro, informe-o na área Alfa / Beta nos fóruns de suporte. Se você se sentir confortável em escrever um relatório de erros reproduzível, registre um no WordPress Trac. É aqui também que você pode encontrar uma lista de erros conhecidos.

Quer saber mais sobre testes de lançamentos como este? Leia sobre as iniciativas de teste que acontecem no Make WordPress Core. Você também pode participar do canal público no Slack do WordPress.

Para ver todos os recursos dos lançamentos do Gutenberg desde o WordPress 6.4, confira os artigos de novidades do Gutenberg para as versões 16.2, 16.3, 16.4, 16.5, 16.6 e 16.7 (lançamento pendente).

Esta versão contém mais de 400 melhorias e 370 correções de erros no editor, incluindo mais de 190 tíquetes para o núcleo do WordPress.

A recompensa de vulnerabilidade dobra durante as versões Beta e RC

Entre a versão Beta 1 e o Release Candidate final (RC) para cada nova versão do WordPress, a recompensa monetária por relatar novas vulnerabilidades de segurança não lançadas é dobrada. Siga as práticas de divulgação responsável, conforme detalhado nas práticas e políticas de segurança do projeto descritas na página do HackerOne e no white paper de segurança.

Primeiras impressões da versão 6.4

O WordPress 6.4 apresentará um tema padrão versátil, novos recursos e inúmeras atualizações projetadas para aprimorar sua experiência no WordPress em diversas áreas – desde escrita e design até eficiência do fluxo de trabalho. Enquanto isso, o trabalho fundamental continua para a Fase 3 do roteiro do WordPress. Continue lendo para alguns destaques.

Conheça o tema Twenty Twenty-Four

Twenty Twenty-Four é um novo tema padrão que será lançado com a versão 6.4. Com uma coleção versátil de modelos e padrões, este tema abrange uma ampla gama de casos de uso, desde empreendedores a pequenas empresas, passando por artistas e escritores. O Twenty Twenty-Four também enfatiza as mais recentes ferramentas de design e recursos de edição de sites, permitindo aproveitar a flexibilidade dos blocos e desbloquear inúmeras possibilidades criativas com apenas alguns ajustes. Acompanhe o progresso do tema e relate quaisquer problemas neste repositório GitHub.

Gerencie as fontes de seu site

O WordPress 6.4 apresentará novos recursos de gerenciamento de fontes:

A biblioteca de fontes permite que você gerencie fontes em seu site, independentemente do tema ativo, assim como você gerencia mídias na biblioteca. Instale facilmente fontes locais e do Google e escolha quais ativar para cada tema. Este novo gerenciador de fontes é uma maneira poderosa de controlar uma parte fundamental do design e da marca do seu site sem codificação. Graças à sua extensibilidade, as coleções tipográficas personalizadas podem expandir suas opções de fontes.

Por outro lado, o recurso fornece geração de estilo @font-face no servidor e suporte para impressão. Ele introduz uma nova função global chamada wp_print_font_faces(), que processa dados de fontes recebidos de estilos definidos no editor ou pelo tema ativo.

Observação: a biblioteca de fontes está programada para inclusão nas próximas versões beta 6.4.

Adicione funcionalidade de lightbox às suas imagens

Exiba suas imagens de forma interativa com a funcionalidade de lightbox. Este novo recurso principal estará disponível para blocos de imagens, permitindo que recursos visuais sejam abertos e ampliados sobre o conteúdo existente.

Aproveite novas melhorias de escrita

Muitas melhorias na versão 6.4 garantirão que sua experiência de escrita no WordPress permaneça tranquila e agradável, desde novos atalhos de teclado até colagem mais confiável de outras fontes. Além disso, uma nova experiência na barra de ferramentas estará disponível para os blocos de navegação, lista e citação, tornando o trabalho com suas opções de ferramentas mais eficientes e intuitivos.

Mais ferramentas de design, maior criatividade

Novas ferramentas de design irão melhorar a experiência geral de criação com WordPress, ao mesmo tempo que fornecem maior controle e flexibilidade de layout. Algumas atualizações incluem:

Atualizações para fluxos de trabalho mais tranquilos

À medida que o editor do site continua a evoluir e expandir seus recursos, o mesmo acontece com a interface e as ferramentas que o suportam.

Introduzida pela primeira vez no WordPress 6.3, a paleta de comandos ajuda você a realizar ações, pesquisar e navegar rapidamente pelo conteúdo e configurações do seu site. Ele receberá atualizações significativas na versão 6.4, apresentando um design atualizado, novos comandos para realizar ações específicas de bloco e melhor linguagem de comando e consistência de ação.

A visualização de lista oferece uma ótima maneira de navegar e trabalhar com os blocos que compõem seu site. Esta versão apresentará melhorias em sua interface e usabilidade, tornando-a ainda mais poderosa. Você pode renomear blocos de grupo, visualizar mídia para blocos de galeria e imagem e duplicar blocos com um atalho de teclado.

Melhorias de padrões

Os padrões desempenham um papel essencial na edição de sites e sua importância permanece proeminente no próximo lançamento.

A versão 6.4 permitirá que você organize melhor seus padrões sincronizados e não sincronizados com categorias como parte do processo de criação. Essas categorias estão disponíveis para classificação no fluxo de inserção para facilitar a descoberta e adição de padrões. Além disso, você pode acessar convenientemente todos os seus padrões personalizados no mesmo lugar – a seção padrões do bloco de insercão, que remove a guia separada para padrões sincronizados.

Outras melhorias incluem a importação e exportação de padrões como arquivos JSON, garantindo compatibilidade retroativa com blocos reutilizáveis e permitindo a transferência de padrões entre sites.

Por último, esta versão melhorará a compatibilidade com os temas clássicos, usando as bases estabelecidas no WordPress 6.3 para criação e gerenciamento de padrões. Uma nova guia de padrões no menu Aparência do seu painel concederá acesso à interface de padrões disponível no editor do site.

Introdução a hooks de blocos

Hooks de blocos é um novo recurso poderoso que enriquece a extensibilidade dos temas de bloco, inspirando-se no conceito familiar de WordPress Hooks. Após a ativação, os plugins podem inserir blocos automaticamente no conteúdo relativo a outro bloco. Por exemplo, um bloco de botão “Curtir” pode ser inserido automaticamente após o bloco postar conteúdo.

Embora centrado no desenvolvedor, os hooks de blocos aprimoram a experiência do usuário, tornando o uso de blocos mais intuitivo e permitindo maior personalização e controle sobre onde e como os blocos inseridos automaticamente aparecem. Um novo painel do inspetor de blocos chamado “Plugins” foi projetado para respeitar as preferências dos criadores, garantindo que você possa adicionar, descartar ou realocar um hook de bloco conforme desejado.

Acessibilidade

O WordPress 6.4 tem 70 melhorias de acessibilidade programadas para inclusão, 60 delas estão incluídas na versão Beta 1. Atualizações notáveis focadas em melhorar a experiência da interface do usuário (IU) incluem melhores posicionamentos de botões, contexto aprimorado para itens de “Adicionar novo” nos menus da administração e atualização nas mensagens na integridade do site.

Além disso, foram implementadas correções para edição de imagens na biblioteca de mídia, relatórios de erros na tela de login e configurações de “sem movimento” para GIFs. A causa de alguns falsos positivos em testes automatizados de UI foi corrigida, e usuários sem JavaScript agora veem um link direto para instalar o plugin do editor clássico. Saiba mais sobre essas mudanças e outras melhorias de acessibilidade para 6.4 no WordPress Trac.

Performance

O WordPress 6.4 incluirá mais de 100 atualizações relacionadas ao desempenho, incluindo melhorias no desempenho de carregamento de modelos para temas de bloco e temas clássicos, uso das novas estratégias de carregamento de script “adiar” e “assíncrono” no núcleo, blocos, temas e novas funções para otimizar o uso de opções carregadas automaticamente.

Observe que os recursos desta lista estão sujeitos a alterações antes do lançamento final.

Agradecemos aos seguintes colaboradores por colaborarem neste post: @meher, @sereedmedia, @meaganhanes, @rmartinezduque, @annezazu, @cbringmann, @flixos90, @richtabor@francina, @joedolson, @priethor, @davidbaumwald, @chanthaboune e @luminuu.

Fonte: Wordpress Brasil

Anterior

Próximo

×