O WordPress 6.2 Beta 1 já está disponível para testes.
Esta versão do WordPress está em desenvolvimento. Não é recomendável executar esta versão em um site de produção. Ao invés disso, é recomendável que você a use em um site de teste. Isso permitirá que você teste a nova versão antes do lançamento oficial.
Você pode testar o WordPress 6.2 Beta 1 de três maneiras:
Opção 1: Instalar e ativar o plugin WordPress Beta Tester (selecione a opção “Bleeding edge” e “Beta/RC Only”).
Opção 2: Baixar direto a versão Beta 1 aqui (zip).
Opção 3: Usar o WP-CLI para testar:
wp core update --version=6.2-beta1
A meta atual para o lançamento da versão final é 28 de março de 2023, que está a cerca de sete semanas.
Sua ajuda nos testes da versão é vital para garantir que tudo nesta versão seja o melhor possível.
Obtenha uma visão geral do ciclo de lançamento da versão 6.2 e confira o blog Make WordPress Core para informações relacionadas a versão 6.2 nas próximas semanas para obter mais detalhes.
Como você pode ajudar – Testando!
O teste de erros é uma parte crítica do aperfeiçoamento da versão no estágio beta. Também é uma ótima maneira de contribuir. Se você nunca testou uma versão beta antes, este guia detalhado ajudará a orientá-lo sobre o que e como testar.
O teste ajuda a garantir que esta e as versões futuras do WordPress sejam tão estáveis e sem problemas quanto possível. E qualquer um pode fazer isso – especialmente grandes membros da comunidade WordPress como você.
Quer saber mais sobre testes de lançamentos como este? Leia sobre as iniciativas de teste que acontecem no Make WordPress Core. Você também pode participar do canal público no Slack do WordPress.
Se você acha que encontrou um erro, informe-o na área Alfa / Beta nos fóruns de suporte. Se você se sentir confortável em escrever um relatório de erros reproduzível, registre um no WordPress Trac. É aqui também que você pode encontrar uma lista de erros conhecidos.
Para ver todos os recursos dos lançamentos do Gutenberg desde o WordPress 6.0, verifique os artigos de novidades do Gutenberg para as versões 15.0, 14.9, 14.8, 14.7, 14.6, 14.5, 14.4, 14.3 e 14.2.
Esta versão contém mais de 292 melhorias e 354 correções de erros no editor, incluindo mais de 195 tickets do núcleo do WordPress 6.2.
Um lançamento importante para o projeto
O WordPress 6.2 é um dos últimos grandes lançamentos planejados da Fase 2 no roteiro do projeto Gutenberg. A plataforma percorreu um longo caminho nos últimos anos. A versão 6.2 celebra esse progresso e aponta para um futuro de publicação que coloca ferramentas cada vez mais poderosas em suas mãos.
Próxima parada: ferramentas de colaboração e muito mais, na Fase 3!
Alguns destaques
Quer saber o que há de novo na versão 6.2? Leia alguns destaques.
- O rótulo Beta se foi – sinalizando que o Editor do site está estável e pronto para qualquer um explorar, criar e experimentar!
- Modo livre de distrações para uma experiência de escrita clara e focada.
- Uma nova interface do Editor de site mostra a você visualizações de seus modelos e partes do modelo antecipadamente, para que você possa escolher exatamente onde deseja começar a editar.
- As configurações de bloco em escala com controles divididos organizam suas opções de estilos e configurações para encontrar facilmente o que você precisa e ver claramente tudo o que um bloco pode fazer.
- Rótulos codificados por cores ajudam você a encontrar suas peças de modelo e blocos reutilizáveis rapidamente, onde quer que você olhe: na exibição de lista, na barra de ferramentas do bloco e até na tela.
- Uma experiência de navegação aprimorada torna os menus simples de criar e gerenciar – diretamente na barra lateral de configurações do bloco.
- Os padrões agora são mais fáceis de encontrar e inserir – com ainda mais categorias para escolher, como cabeçalhos e rodapés!
- Um novo catálogo de estilo oferece um lugar para ver todos os seus estilos em cada bloco, para uma visão geral completa dos detalhes do design do seu site.
- Suporte a CSS personalizado para blocos específicos, ou todo o seu site, para mais níveis de controle sobre como você deseja que as coisas pareçam.
- A integração com o Openverse permite que você extraia mídia gratuita e licenciada diretamente para o seu conteúdo enquanto trabalha, juntamente com uma maneira mais rápida de inserir mídia de sua biblioteca existente.
- Os widgets tornam-se partes do modelo quando você muda de um tema clássico para um tema de bloco, tornando a transição muito mais suave.
Observe que todos os recursos listados neste post estão sujeitos a alterações antes do lançamento final.
Agradecemos aos seguintes colaboradores por colaborarem neste post: @marybaum, @laurlittle, @cbringmann, @webcommsat, @audrasjb, @annezazu e @bhp.
Fonte: Wordpress Brasil