Por que o WordPress?

Este texto é uma tradução livre de um post do  no Make WordPress Design. Ele expressa tão bem esse espírito de liberdade que move a comunidade e que atinge diretamente cada usuário da ferramenta que decidimos compartilhar por aqui, em Português.


O WordPress tem orgulho de ser um sistema feito pela comunidade e que compete contra gigantes. O WordPress acredita que essa colaboração para o sucesso uns dos outros forma a base da Internet. Uma tecnologia poderosa que existe para dar mais liberdade para os usuários parece improvável nos dias de hoje, mas foi assim que o WordPress começou.

A partir de 2003, uma simples solução para tornar mais fácil a construção de um site evoluiu para a mais comum e mais amada tecnologia hoje: o WordPress. Ele é um exemplo de como focar na simplicidade abriu caminho para mais de um quarto dos sites do que hoje chamamos de rede mundial de computadores.

Os inventores terem dado todo o código do WordPress para o resto do mundo, de graça, foi algo decisivo. Ao compartilhar o WordPress, eles logo encontraram programadores, editores, designers e todos os outros tipos de profissionais de todos os cantos, prontos para participar e fazer o WordPress crescer.

Cada nova revisão do WordPress feita pela comunidade traz novas possibilidades para que mais pessoas entrem na Web — do blogueiro de viagem até os grandes publicadores. Como uma das consequências, o WordPress se tornou o melhor investimento em longo prazo da sua época, tanto por sua base fiel de seguidores quanto pela determinação compartilhada por sua comunidade.

Mas os tempos mudaram e as maiores companhias de tecnologia do mundo, e também algumas iniciantes menores, procuram controlar sua participação na Internet. Com o passar do tempo, elas construíram ratoeiras sofisticadas para capturar você em confortáveis micro-mundos e, por fim, limitam o que você pode fazer em um confinamento controlado.

A liberdade completa do WordPress acompanha a responsabilidade de conhecer o código “por trás dos panos” do seu site. Por isso, hoje a comunidade do WordPress trabalha duro desenvolvendo soluções livres de código, para que seu site seja lançado sem sacrificar em nada o poder ou flexibilidade característicos do WordPress.

Nunca haverá qualquer limitação no que você pode construir com o WordPress, a comunidade luta por sua liberdade. O WordPress está apostando em uma abordagem de alguma “montagem necessária”, para que você sempre possa ter a flexibilidade de ir mais longe do que você já criou. Deste modo, o WordPress não só se mantém acessível, ele também continua sendo a sua poderosa ferramenta de Faça-Você-Mesmo para a Internet.

O que você faz no WordPress é seu.



Fonte: WordPress Brasil

0 comentários